Comprar imóvel na planta rende mais do que deixar dinheiro no banco?

Compartilhe:
blog,,125

Comprar imóvel na planta rende mais do que deixar dinheiro no banco? Descubra por que essa escolha está ganhando força entre os investidores.

Você já se pegou pensando onde aplicar seu dinheiro seguramente, mas que também ofereça bons rendimentos? A resposta mais comum é: “deixa no banco, é mais garantido”. Mas a realidade está mudando. Cada vez mais pessoas estão percebendo que investir em imóveis na planta pode render muito mais do que deixar o dinheiro parado na poupança ou até mesmo em aplicações bancárias como CDBs ou Tesouro Direto.

E não estamos falando só de grandes investidores. Esse tipo de oportunidade está acessível também para quem busca comprar o primeiro imóvel, garantir uma renda futura com aluguel ou até revender e lucrar com a valorização.


Vamos te mostrar por que investir na planta pode ser um passo muito mais inteligente para o seu bolso.


1. Imóvel na planta valoriza desde o primeiro dia

Ao comprar um imóvel na planta, você já começa ganhando: o valor de aquisição é sempre menor do que o preço do imóvel pronto para morar. Em outras palavras, você está comprando por um preço mais barato hoje algo que vai valer muito mais no futuro.

De acordo com especialistas, a valorização de imóveis comprados na planta pode chegar a 25% ao ano dependendo da localização, do tipo de empreendimento e da procura na região. Enquanto isso, investimentos bancários como CDBs e Tesouro Direto costumam render entre 10% e 14% ao ano, já descontando o Imposto de Renda. E a poupança rende em torno de 6% ao ano — ou seja, perde até para a inflação em muitos casos.

Imagina comprar um imóvel hoje por R$ 350 mil e vê-lo valorizar para R$ 450 mil até a entrega das chaves? Isso é muito comum, especialmente em regiões em desenvolvimento e com boa infraestrutura.


2. Além de valorizar, ainda pode gerar renda

Outro grande diferencial é que o imóvel pode virar uma renda passiva. Isso significa que, ao invés de somente esperar a valorização, você também pode alugá-lo e garantir um ganho mensal. Muitos investidores fazem isso: compram o imóvel na planta, aguardam a valorização e, depois, colocam para alugar por valores atrativos, já que imóveis novos são sempre mais procurados por quem quer alugar.

É como se o imóvel trabalhasse para você. Diferente do dinheiro parado no banco, que rende pouco e muitas vezes sofre descontos de taxas e impostos, o aluguel pode complementar sua renda ou até mesmo ser sua principal fonte de receita no futuro.



3. Imóvel é patrimônio seguro e duradouro

Diferente de aplicações bancárias, o imóvel é um bem tangível — ou seja, você pode ver, tocar, visitar, reformar, morar ou alugar. Em tempos de instabilidade econômica, ter um patrimônio físico traz segurança para o investidor e para a família.

Além disso, o imóvel não sofre com flutuações bruscas do mercado financeiro como ações ou fundos de investimento. Ele pode até oscilar em alguns períodos, mas sempre volta a valorizar, principalmente quando está bem localizado.

E mais: em muitos casos, você pode parcelar a entrada diretamente com a construtora durante a obra, facilitando o pagamento e viabilizando um investimento que, a longo prazo, vai trazer muito retorno.


4. Investir na planta é mais acessível do que parece

Muita gente acredita que só quem tem muito dinheiro consegue investir em imóveis. Isso é um mito! Hoje existem diversas oportunidades no mercado com condições facilitadas de pagamento, especialmente em lançamentos. Você pode parcelar a entrada, financiar com taxas competitivas e até usar o seu FGTS para auxiliar na compra, dependendo do tipo de imóvel.

Além disso, ao comprar na planta você ganha tempo: o imóvel vai valorizar durante a obra, enquanto você se organiza financeiramente.


Conclusão: Imóvel na planta é investimento com visão de futuro

Se você quer segurança, valorização e ainda a chance de transformar o seu dinheiro em um patrimônio de verdade, investir em um imóvel na planta pode ser uma das melhores decisões que você pode tomar hoje.

Você foge dos rendimentos baixos da poupança, evita os altos riscos da bolsa e ainda constrói algo que pode ser passado de geração para geração.

Seja para morar, investir ou alugar, os imóveis continuam sendo uma das formas mais sólidas de construir patrimônio e garantir estabilidade financeira.





Quer saber por onde começar?

Na Tozi Imóveis, temos uma seleção de empreendimentos na planta com alto potencial de valorização em Sinop-MT e condições facilitadas para você sair do aluguel ou fazer o seu dinheiro render de verdade.

Fale com um de nossos consultores e descubra as melhores oportunidades para o seu perfil!








Fontes:

InfoMoney (até 25% ao ano em imóveis na planta)

https://www.infomoney.com.br/onde-investir/mercado-imobiliario-paga-o-dobro-do-cdi-para-quem-investe-no-projeto-nao-no-imovel/

Abrainc/Fipe (valorização média de ~12% ao ano em imóveis)

 https://cdn.abrainc.org.br/files/2024/3/Relatorio_ABRAINC_2022_versao_digital_vFINAL.pdf

Valor Investe / Globo: rendimento de CDB, Tesouro Direto e poupança com Selic em 14,75%

https://valorinveste.globo.com/produtos/renda-fixa/noticia/2025/05/07/quanto-rende-r-1-mil-em-tesouro-direto-poupanca-e-cdb-apos-a-selic-subir-para-1475percent.ghtml

InfoMoney (simulações de rendimento com Selic a 14,75%)

https://www.infomoney.com.br/onde-investir/selic-a-1475-quanto-rendem-agora-r-10-mil-em-cdb-tesouro-direto-lca-e-poupanca/

CNN Brasil (comparativo de poupança, Tesouro e CDB após alta da Selic)

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/financas/selic-a-1475-quanto-rendem-r-1-000-na-poupanca-tesouro-direto-ou-cdb/

GauchaZH/Clicrbs (poupança rende cerca de 6,17% ao ano)

https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/noticia/2025/05/poupanca-cdb-ou-tesouro-selic-qual-investimento-escolher-e-como-comecar-simule-os-rendimentos-cmawlsij4009y011gg8x9y32u.html